quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Ensino de LIBRAS poderá ser obrigatório nas escolas públicas

Foto: Divulgação
O vereador Ivo Fiorotti apresentou um Projeto de Lei (PL) autorizando o executivo a implantar o ensino de LIBRAS (Língua Brasileira dos Sinais) nas séries iniciais do ensino fundamental. A iniciativa visa eliminar os problemas de comunicação entre pessoas portadoras de necessidade especiais e a população, favorecendo, desta forma o processo de aprendizagem e evidenciando a importância de ações para beneficiar a inclusão.

Na última terça-feira, 18, a direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental para Surdos Vitória formou uma comitiva de alunos e professores interessados e reuniu-se com o parlamentar. Envolvidos na questão, eles apresentaram sugestões a Fiorotti, que deve propor uma emenda ao texto original no dia da votação em plenário. A coordenadora de Inclusão e Acessibilidade, Ony Teresinha, também recebeu o vereador para debater o tema.

Desde 2000, legislações federais estabelecem normas e critérios básicos para eliminação de barreiras na comunicação, tendo LIBRAS como meio legal de expressão para pessoas com deficiência auditiva.

Um comentário:

Obrigado por comentar neste blog