quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Juventude da CNB do PT se manifesta: Eduardo Dutra para presidente

(Manifesto de apoio da Juventude da tendência Construindo um Novo Brasil do PT à candidatura de José Dutra para presidência do partido)


Eu sou petista, sou jovem e sou de luta. Meu presidente é José Eduardo Dutra!


O Partido dos Trabalhadores vive novamente um importante momento de exercício da radicalização democrática. No próximo dia 22 de novembro, milhares de filiados de todo o país irão às urnas eleger através do voto direto os representantes que terão a tarefa de conduzir o partido em um período determinante para o nosso projeto: as eleições de 2010.


Consideramos um período crucial porque será a primeira eleição em que não teremos Luiz Inácio Lula da Silva como candidato. Sem dúvida alguma, será um exercício de reflexão, de compreensão e de consolidação do papel do Partido dos Trabalhares no país.


Há sete anos que o nosso país tem experimentado desenvolvimento econômico, distribuição de renda, valorização do trabalho e dos trabalhadores, participação popular e influência internacional com papel de destaque. Diversas foram as transformações na vida dos brasileiros, como o Projovem, Prouni, as novas universidades federais, a criação de novos posto de trabalho. Políticas que atingiram em cheio a juventude, mudando nossas vidas para melhor.


O Brasil que tem 30,4% de sua população com idade entre 15 e 29 anos, uma massa juvenil que possui características específicas e demandas peculiares. Porém, foi com o Governo Lula que tivemos as maiores conquistas para esta parcela significativa da população brasileira! Agora, o desafio passa a ser garantir que mais transformações ocorram, e que sejam consolidadas, na estrutura do Estado brasileiro, todas estas políticas públicas que estão transformando a vida dos jovens brasileiro


Por isso, a importância de 2010 para a juventude brasileira e a necessidade do segmento ser encarado pelo PT como tema central do projeto de desenvolvimento que queremos para o Brasil.

Somos jovens petistas! E somos militantes dos mais diversos segmentos do movimento social: sindicalistas, estudantes, trabalhadores rurais, mulheres, negros, ambientalistas. Estamos na direção do PT em todos os cantos deste imenso país. Somos militantes, gestores públicos e estamos no executivo e no legislativo ajudando a transformar a vida dos brasileiros.

No PT, somos cerca de 300 mil jovens filiados. Em 2008, realizamos o I Congresso da JPT, que mobilizou mais de 15 mil jovens em todos os estados da federação e que reuniu mais de 800 jovens na cidade de Brasília para elaborar um projeto de país com a cara da juventude brasileira e para estruturar um modelo de organização que considere os desafios acumulados pelos jovens petistas.


Fomos muito vitoriosos! Saímos convictos de que os desafios estavam só começando e comprovamos isso com a realização da I Caravana Nacional da JPT, que percorreu todas as regiões do país - mais de 60 cidades em 22 Estados -, tendo um saldo político importante nas eleições de 2008 para dentro e para fora do partido. E assim tem sido ao longo de todo o ano de 2009, mostrando que a Juventude do PT, com este novo modelo organizacional, está muito mais mobilizada e organizada.


No entanto, sabemos que, para consolidarmos este novo momento da nossa organização, será necessário que todo o partido se comprometa. O presidente nacional do PT tem um papel fundamental nessa causa, afinal, o destino do PT depende muito da relação e do diálogo que é construído com os nossos jovens militantes e filiados, e do compromisso estabelecido com a formação de nossos novos quadros.


Estamos certos de que o presidente do nosso partido deve ser José Eduardo Dutra. Ele será ainda mais parceiro para conduzir e ganhar o conjunto do partido para um verdadeiro pacto geracional, em que a juventude petista e a sua organização sejam protagonistas da construção cotidiana do PT e de um novo Brasil.


A trajetória de Dutra comprova que temos razão. De militante do Movimento Estudantil no CA de Geologia e do DCE da UFRJ a presidente da Petrobrás e da BR Distribuidora, empresas que enchem os brasileiros de orgulho. E agora, prioriza mais do que nunca a construção do PT, o partido da juventude brasileira, o partido que muda o Brasil.


Somos a Juventude do Partido que Muda o Brasil e nosso presidente é José Eduardo Dutra!


Deixe seu nome (como comentário) e participe desse manifesto que será enviado a Juventude Nacional da Partido.

Um comentário:

Obrigado por comentar neste blog