fonte: Prefeitura Municipal de Canoas
A questão da inclusão e acessibilidade tem ganhado mais espaço e atenção na atual gestão, o que interfere na conduta dos legisladores e gestores públicos.
A avaliação é do vereador Ivo Fioroti (PT), autor da iniciativa que inseriu no grande expediente da Câmara Municipal de Vereadores desta quinta-feira, 20, o espaço para a apresentação das ações da Coordenadoria Municipal de Inclusão e Acessibilidade. “A atual gestão tem se destacado positivamente nesse campo, com a ampliação dos transportes adaptados e a regulamentação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência; mas há muitos desafios ainda”, observa.
Conforme o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Nelson dos Santos – o Nelsinho Metalúrgico - a acessibilidade é uma questão que tem ganhado maior visibilidade. “Essas políticas passam a tomar maior corpo na medida em que o público em torno do tema se mobiliza. Esse é um momento muito importante”, nota.
Durante a sessão, foi também realizado um convite aos vereadores para participarem e se engajarem nos princípios das ações desenvolvidas durante o Mês da Pessoa Com deficiência. Para Fiorotti, a questão da deficiência é um tema transversal, que tem estado presente em todas as políticas públicas. “A gente tem olhado para que esse tema esteja sempre presente”, diz.
Para a titular da Coordenadoria Municipal de Inclusão e Acessibilidade, a discussão sobre acessibilidade interessa à toda a sociedade. “A deficiência está, sobretudo, nas estruturas das cidades, quando estas impendem o acesso de quem tem limitações”, observa. O Mês da Pessoa com Deficiência é aberto oficialmente na manhã desta sexta-feira, 21, em frente a Praça da Emancipação (frente da Prefeitura).
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar neste blog