fonte: Prefeitura Municipal de Canoas
A Feira do Livro de Canoas deste ano tem mais uma novidade: é o Cine Literário onde diariamente, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas, são projetadas sessões de cinema com grandes clássicos nacionais e internacionais. Na sessão da tarde desta quarta-feira (24), o longa-metragem Willy Wonka – A Fantástica Fábrica de Chocolates, de 1971, levou dezenas de crianças das Escolas Municipais de Ensino Fundamental ao auditório da CDL. Até o penúltimo dia da feira, 03 de julho, sempre de segunda à sexta-feira, crianças podem assistir a sessão das 15hs. Já para os adultos as sessões começam sempre às 19hs30min. Não é necessário fazer inscrição e a entrada é gratuita.
De acordo com Clarissa Simões, curadora do Cine Literário, a escolha pelos filmes segue o critério de longas baseados em obras clássicas da literatura. “Muitas pessoas chegam e se surpreendem, pois não sabiam que o filme tem uma primeira versão em livro. A maioria sai daqui satisfeita em busca da obra para ler”, revela. Clarissa acrescenta que os filmes nunca são repetidos e as obras brasileiras têm base literária em grandes nomes como Ariano Suassuna, autor do livro que gerou o filme “O Auto da Compadecida”.
Aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves, Erick da Silva Patrocin, 6 anos, aprovou a fantástica fábrica de chocolates do cinema. “Eu adoro doces e dá vontade de comer, achei o filme muito legal”, disse ele. A professora de Erick, Dione Piroli, trouxe o menino e toda a turma da 1° série para a sessão. “Os valores do filme serão discutidos em sala de aula e é sempre importante mostrar a eles como a literatura contribui com o cinema”, destaca.
A mostra de filmes é uma parceria da Secretaria de Cultura com a locadora E o Vídeo Levou, de Porto Alegre. Escolas que quiserem reservar lugares para as sessões podem entrar em contato com Clarissa pelo telefone (51) 91904945.
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Feira do Livro traz cinema gratuito a toda comunidade
quinta-feira, junho 25, 2009
No comments
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar neste blog