terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Romaria da Terra

fotos: Fernanda Nascimento

Mais de vinte mil pessoas acompanharam a 32ª Romaria da Terra, em Sapucaia do Sul. Em 2009, o tradicional evento cristão da terça-feira de carnaval teve como tema Água, Sangue da Terra e debateu principalmente a falta de punição aos responsáveis por crimes ambientais, como o ocorrido no Rio do Sinos em 2007, quando houve uma mortandade de peixes totalizando 80 toneladas.

A abertura das atividades ocorreu na Igreja Sagrada Família no bairro Colonial, com manifestações do prefeito da cidade, Vilmar Ballin e do Arcebispo de Porto Alegre Dom Dadeus Grings, além de apresentações artísticas. Após o ato, romeiros, trabalhadores sem-terra, pequenos agricultores e integrantes de movimentos sociais e populares, percorreram 2,5Km até o Parque Pesqueiro, no bairro Carioca. Entoando cânticos, a população acompanhou esquetes ao longo do caminho, com denúncias contra a poluição e mercantilização da água.

No Parque, a manhã foi de celebração. Houve a realização de uma missa a céu aberto, com a bíblia chegando através das águas do Rio do Sinos. Ao meio-dia a partilha dos alimentos e a confraternização através de atividades artísticas.

O restante do dia foi de manifestações de representantes de movimentos sociais, os quais discursaram a respeito de temas como o fechamento das escolas itinerantes de ensino do MST e questões agrárias. O vereador Ivo Fiorotti participou do evento como um dos animadores. Há mais de 20 anos ele acompanha a Romaria e ao longo do encontro conversou com diversos companheiros antigos na luta por justiça social.

Confira as imagens do evento:
http://www.youtube.com/watch?v=NpTLQkV2ZNk

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog