quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Transporte e Mobilidade

fotos: Fernanda Nascimento

O secretário de Transporte e Mobilidade de Canoas, Luiz Carlos Bertotto, participou da sessão ordinária na Câmara de Vereadores do município, dia 25, para explicar à comunidade as mudanças que ocorrerão no transporte da cidade a partir de março.

Durante uma hora, Bertotto respondeu a dúvidas dos vereadores sobre a licitação da empresa de transporte, mudanças no sistema de transbordo, linhas e itinerários, além da nova maneira de fiscalização sobre a empresa contratada. O secretário resumiu em uma frase a importância de sua pasta na vida da população, "A partir do momento em que a pessoa põe o pé fora de casa, ela está sob nossa responsabilidade, é uma enorme responsabilidade zelar por esta qualidade", afirmou.

Mudanças

A principal medida é a mudança no sistema de transporte, o terminal de transbordo, localizado na Mathias Velho, deixa de ser utilizado e a mudança passa a ser realizada em qualquer lugar, "a pessoa faz o seu transbordo onde desejar, agora não precisa ir até o terminal, com o cartão magnético TEU! ela escolhe que linhas quer pegar, aonde quer embarcar. Ou seja, paga a primeira passagem e pode utilizar outro ônibus para completar a sua viagem gratuitamente", disse.

Para melhor acomodar os passageiros, parte da frota de ônibus da Sogal foi renovada, serão 64 novos ônibus e micro-ônibus adaptados aos passageiros cadeirantes e com maior espaço entre os bancos para os demais usuários.


Um dos principais questionamentos do povo refere-se aos horários e linhas, Bertotto explicou que 11 linhas transversais serão implantadas na cidade, além das existentes linhas circulares no sentido bairro-centro, especialmente a linha que ligará dois grandes bairros da cidade Guajuviras e Mathias Velho. A última etapa do processo de mudanças é a consulta popular, a comunidade será consultada para que os horários e linhas estejam adequados às reais necessidades dos usuários.

O líder da bancada do PT, vereador Ivo Fiorotti, saudou as iniciativas do governo municipal, principalmente o gesto de reunir a população para discutir, antes de implantar as novas linhas de transporte coletivo.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog