terça-feira, 31 de julho de 2012

Câmara de Canoas extingue voto secreto


Em segunda votação, na sessão de terça-feira, 24/7, os vereadores aprovaram por unanimidade a extinção do voto secreto, estabelecendo o voto público em todas as votações da Câmara. A mudança ocorreu através de emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM), apresentada pelo conjunto dos vereadores. 
O projeto altera a redação do artigo 40, estabelecendo que nas deliberações da Câmara o voto será público. Também altera o  parágrafo 2º do  artigo 39,  determinando que o presidente da Câmara só terá  direito a voto na eleição da Mesa, nas deliberações sobre as contas do prefeito e da Mesa, no julgamento do prefeito e dos vereadores, nas deliberações sobre vetos do Prefeito, nas votações que exigir deliberação por maioria qualificada e quando houver empate, aplicando-se o mesmo princípio ao vereador que o substituir.
Ético.
Conforme a justificativa da proposta, “a abolição do voto secreto do parlamentar é hoje mais que um clamor popular é, também, um apelo moral e ético”. Os vereadores consideram que a proposta é “uma resposta urgente e inadiável à opinião pública, na busca de sintonia com a sociedade”.
Fonte: Câmara de Canoas

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog