A garoa fina que caiu, na manhã desta sexta-feira, 20, não atrapalhou o tradicional desfile campeiro e temático comemorativo ao 20 de Setembro. Cerca de mil cavaleiros e 10 caminhões decorados com temas da cultura gaúcha percorreram 4,5 quilômetros entre a Rua José Maia Filho, no Bairro Harmonia, até o Parque Eduardo Gomes, no Fátima. Organizado pela Associação de Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC), o desfile integra a programação da 21ª Semana Farroupilha de Canoas – O Rio Grande do Sul no Seu Imaginário Social. Os festejos - que ocorrem até domingo, dia 22 - são uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), e contam com o apoio da AETC, do SESC-RS e do CTG Tropeiros da Tradição.
Ao longo do percurso, centenas de pessoas aguardavam a passagem dos tradicionalistas. Tendo o chimarrão como companhia e vestidas com trajes típicos, elas assistiram ao desfile da janela de suas casas e apartamentos. Na Avenida Guilherme Schell, o público aguardava para ver de perto a cavalgada, formada por representantes de 46 piquetes e entidades tradicionalistas.
O presidente da AETC, Juliano Furquim, foi autorizado às 11 horas pelo prefeito Jairo Jorge a iniciar o desfile temático no local das festividades, o Parcão. As crenças, o folclore e a literatura do Rio Grande do Sul foram contados e representados na avenida, destacando, sobretudo, o escritor gaúcho regionalista João Simões Lopes Neto. As lendas do Boitatá, das Trezentas Onças, o mito do Lobisomem e da Bruxa, e a Salamanca do Jarau foram encenadas nos caminhões dos piquetes.
O prefeito, do palanque das autoridades, encerrou o desfile temático exaltando a altivez e o orgulho do gaúcho com o 20 de Setembro. “A tradição tão cultivada e, em especial no município, tem trazido eventos regionalistas de grande porte para cá”, disse Jairo Jorge. Ele ressaltou o envolvimento da comunidade e do poder público com atividades como esta e com os rodeios que elegeram Canoas no seu calendário. “É uma grande festa do nosso Estado e de Canoaso e, com certeza, com eventos como este conservamos nossas tradições o ano todo.”
“O município tem se preparado ano a ano para fazer um espetáculo bonito, dentro dos temas que o Movimento Tradicionalista Gaúcho sugere”, explicou o diretor Artístico da AETC e patrão do Conjunto Folclórico Tropeiros da Tradição, Moacir Gomes dos Santos. Segundo ele, as preocupações com segurança e organização qualificam o evento e, consequentemente, é possível proporcionar shows e apresentações variadas e de qualidade como as desta edição.
Prestigiaram o desfile Farroupilha, o deputado estadual Nelsinho Metalúrgico, vereadores, secretários municipais, patrões de CTGs canoenses, MTG, 15º Batalhão da Brigada Militar e 8º Comando Regional de Bombeiros.
A festa continua no Eduardo Gomes
A 21.ª Semana Farroupilha de Canoas encerra-se à meia-noite desta sexta-feira, mas a programação do evento segue no sábado e domingo, dias 21 e 22. Além do 9º Encontro de Arte e Tradição (Enart) de Xirus e o 15º Enartinho, organizados pela 12ª Região Tradicionalista, o público ainda irá se divertir com diversos shows e bailes. Entre os convidados Luiz Carlos Borges, Os Serranos, Tchê Guri, Shana Müller, Volmir Martins, O Cancioneiro e João de Almeida Neto. A programação completa do evento pode ser conferida aqui.
Crédito da notícia: Clever Larsen
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar neste blog