segunda-feira, 10 de junho de 2013

Fiorotti participa da abertura da Rede OP

Na manhã desta segunda-feira, o Líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores, vereador Ivo Fiorotti, participou da abertura do VII Encontro da Rede Brasileira de Orçamento Participativo na Unilasalle. O encontro segue até amanhã, juntamente com as demais atividades do Falp. A programação, (abaixo) segue com debates com dezenas de cidades brasileiras participantes e painéis , com destaque para a eleição da nova coordenação. O encontro já trabalha em torno de três pautas: Formação dos gestores, Plano de Trabalho e Eleição da nova Coordenação Nacional. Na ocasião, o prefeito Jairo Jorge refletiu a importância do processo de participação popular e ressaltou a pluralidade necessária no contexto. “É preciso uma visão que olhe os processos e resultados de forma sistêmica, tendo o cidadão como centro da gestão. A experiência partilhada e compartilhada é o que queremos neste sétimo encontro”, disse o prefeito.
Fiorotti destacou o quanto é importante a participação popular para o desenvolvimento dos estados e municípios. "Em Canoas conseguimos inovar, trazendo diversas ferramentas de participação popular, como o Orçamento Participativo, Plenárias de Serviço, Prefeitura na Rua e entre outros serviços", afirma o vereador. 
De acordo com a coordenadora da Rede Brasileira de Orçamento Participativo, Kátia Pereira Lima, do município de Guarulhos-SP, trata-se de uma oportunidade para trocar experiências e colaborar para o desenvolvimento de um importante mecanismo de participação social, o orçamento participativo”. Ela elogiou a acolhida ao encontro, bem como a estruturação do Fórum Mundial de Autoridades Locias de Periferia (Falp), sobretudo a valorização que Canoas investe às políticas de participação popular. 
Participaram da cerimônia de abertura. O secretário municipal das Relações Institucionais e Monitoramento (SMRIM), Mário Cardoso, representante do governo do Estado, o coordenador da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplag-RS), Nelson Cunico e representando Porto Alegre, o coordenador do CapacitaPOA, Julio Pujol, Coordenador do OP Canoas e secretário-adjunto da SMRIM, Célio Piovesan e representantes de cidades como João Pessoa, Osasco, Jundiaí, Santana do Livramento, entre outras que se somarão ao longo das atividades do dia.

Dia 10/06 
09:00 Abertura - Prefeito Jairo Jorge Canoas 
09:30 Apresentação das cidades presentes 
10:00 Balanço da Rede Brasileira de OP 
12:00 Almoço 
14:00 Troca de experiências I 
16:00 Painel - Processos Participativos: princípios, desafios e limites - Prof. Luciano Fedozzi - Dr. em Sociologia UFRGS 
Reunião Interna das cidades sócias da Rede 
18:00 Apresentação do plano de trabalho anterior, data/sede/pauta do VIII Encontro da Rede 
19:30 Eleição da nova coordenação 

Dia 11/06 
09:00 Acolhimento de novas cidades 
10:00 Painel de formação/capacitação de gestores 
11:30 Debates 
12:30 Almoço 
14:00 Troca de experiências II 
16:00 Apresentação da Rede Brasileira de OP para os Prefeitos 
19:00 Abertura do III FALP 

Com informações da Prefeitura Municipal de Canoas

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog