sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Discurso em homenagem à Igreja Anglicana

Discurso do Vereador Ivo Fiorotti na sessão de 21 de outubro, em homenagem à Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil vive um momento muito especial com a celebração dos 120 anos como Igreja brasileira, 200 anos de presença Anglicana no Brasil e 25 anos de ministério ordenado feminino. E em maio de 2010, a Catedral da Santíssima Trindade de Porto Alegre foi instituída como Catedral Nacional. E também aqui na nossa cidade a Igreja celebra no mês de outubro os 64 anos da Paróquia São Lucas.

Mas antes de aprofundar a justificação do mérito desta homenagem do legislativo canoense aos membros desta instituição eclesial, gostaria de trazer dois fatos que marcaram minha vivência pessoal. No final dos anos oitenta e início dos anos noventa, como frei capuchinho impulsionador da caminhada das CEBs – Comunidades Eclesiais de Base fui designado pela minha congregação a aprofundar-me nos estudos e na pesquisas no campo das Ciências Sociais e da Religião. Foi assim que circulei os espaços paulistanos do CESEP - Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular e do então IMS – Instituto Metodista Superior, hoje Universidade Metodista de São Paulo. Em várias oficinas no CESEP e nas aulas de cátedra, sobretudo no aprendizado á ciência da hermenêutica, marcou-me muito o professor Reverendo Jaci Maraschin, grande intelectual orgânico anglicano e ecumênico. De sorriso acolhedor, de poucas e profundas palavras, com seu entusiasmo musical e análises sempre picantes, nos deixava confusos para nos tornar claros. Iniciou-me nas reflexões de Gadamer, Heidegger, Habermas, Levi- Strauss e Paul Ricouer. Ainda hoje bebo nas fontes destes clássicos da ciência da interpretação. Ontem revivi um pouco de sua sagaz intuição pela busca da verdade ao ler o documento intitulado: “Simulacros e Simulações no Recife”, tratando de conflitos interno reais de vossa eclesialidade. Mas também fiquei sabendo de sua recente partida para a casa do pai. Com certeza, sua vida estará muito presente em mim e em muitos quem tem convivido com este mestre e aprendiz.

Outro fato tem sido minha aproximação com membros desta paróquia de Canoas, particularmente do Daniel Ramos e do Meneguetti e outros na militância partidária; da Nizabeth, pra citar apenas uma liderança, na caminhada ecumênica da semana anual de oração pela unidade dos cristãos; e do neófito anglicano Paulo Bassotto, esposa da Reverenda Marinês e do encaminhando-se neófito Pilato Pereira, Padre e ex-frade capuchinho.

A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil é uma Igreja com tradição católica (que compartilha com a igreja Romana e a Ortodoxa o credo Apóstólico, ritos, sacramentos, formas de vida religiosa), mas também com elementos reformados como a liberdade de casamento para seus ministros e a ordenação feminina, em nível de diaconato e presbiterado. Neste ano de 2010 a Igreja realizou seu XXXI Sínodo Geral com o lema “Acolher e servir”.

Quero destacar aqui, senhores vereadores, que esta igreja tem emitido uma Carta Pastoral sobre as Eleições de 2010, através de seu colégio episcopal, onde enfatiza a importância devida ao poder legislativo: “Nossa Igreja gostaria de insistir com seus membros, neste pleito, que dêem a devida atenção aos dois processos: nossas escolhas para o executivo darão a direção geral que queremos para nosso país e nossos estados, mas são as escolhas para o legislativo que darão conteúdo e meios de viabilização dos projetos apresentados pelos candidatos à Presidência e ao Governo dos Estados. Lembremos que o poder legislativo é a instância originária das leis que devem ser cumpridas pelos agentes públicos. É preciso que usemos de sabedoria, responsabilidade e agudo senso de justiça e verdade para não perdermos a oportunidade de elegermos representantes que estejam à altura de nossos valores e desejos”.

A casa do povo de Canoas reconhece o valor deste segmento social que é parceiro para que sempre mais estejam nesta casa os melhores legisladores de cada cidade. Em 1810, celebravam os anglicanos os primeiros cultos em terras brasileiras, através de capelanias subordinadas a igreja da Inglaterra. Em 1890, começou a organização da igreja brasileira em terras gaúchas aqui em Porto Alegre pela mão de missionários americanos. Logo organizaram missão em Santa Rita do Rio dos Sinos, hoje Nova Santa Rita e, em 1946, ano que iniciou a ter vereadores nesta cidade, organizaram a Paróquia de Canoas. A Paróquia São Lucas, localizada na Rua Santos Ferreira, com a animação pastoral do Pároco, Reverendo Dr. Humberto Maiztegui Gonçalves, além de intensa vida comunitária, desenvolve um trabalho social com 25 crianças, a maior parte do Bairro Guajuviras. A Comunidade também tem um Coral (São Lucas) e participa do Conselho Municipal dos Direito da Mulher. Portanto, atuante na vida do município e integrada ecumenicamente com as Igrejas membros do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs). Diante de tudo isto, considero meritório que está casa preste uma homenagem a esta importante instituição religiosa.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog