segunda-feira, 30 de agosto de 2010

IBOPE: Dilma já alcançou 51% das intenções de voto

Na última pesquisa do Ibope encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e TV Globo, Dilma, do PT, alcançou 51% das intenções de voto, obtendo um crescimento de 8% em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto, feito às vésperas do início da propaganda eleitoral. Já o principal adversário de Dilma, o ex-governador de São Paulo, José Serra do PSDB aparece com 27%. E em terceiro lugar está Marina Silva, do PV, com 7%.

No levantamento anterior do Ibope, realizado dos dias 12 a 15 de agosto, Dilma tinha 43%, Serra, 32%, e Marina, 8%. Portanto, Dilma vem crescendo a partir da campanha eleitoral do rádio e na TV. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos para mais ou menos. Isso indica que Dilma pode ter entre 49% e 53% e Serra, entre 25% e 29%.

Os eleitores que responderam que poderão votar em branco ou anular seu voto somaram 5% e 9% diz que ainda se consideram indecisos. Entre os demais candidatos, Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) e Zé Maria (PSTU), nenhum alcançou 1% das intenções de voto. O candidato Rui Costa Pimenta (PCO) não foi citado por nenhum dos entrevistados.

No levantamento do Ibope, considerando-se apenas os votos válidos, excluindo brancos, nulos e indecisos, como se faz com o resultado da eleição, Dilma tem hoje 59% das intenções de voto. Com este resultado, se as eleições fossem hoje, Dilma seria eleita em primeiro turno. E na hipótese de ocorrer segundo turno, de acordo com o Ibope, Dilma teria 56% e Serra, 32%.

A pesquisa do Ibope ouviu 2.506 eleitores com mais de 16 anos em 171 municípios entre os dias 24 (terça-feira) a 26 (quinta-feira). Esta pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 26139/2010.

A mesma pesquisa também fez a avaliação do governo Lula, demonstrando que para 78% o governo é ótimo ou bom; para 17%, regular; para 4%, ruim ou péssimo.

Fonte: jornal O Estado de S. Paulo

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog