A mensagem do Papa Bento XVI para a Celebração do Dia Mundial da Paz, 1º de janeiro de 2010, teve como tema “Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação”. O respeito pela criação tem grande importância, porque ela é o princípio e o fundamento de todas as obras de Deus e a sua preservação torna-se hoje essencial para a convivência pacífica da humanidade.
Esta mensagem expressa uma sábia percepção de que a Ecologia, nos dias de hoje, deve fazer parte da missão da Igreja. Num momento em que a sociedade começa a perceber e assumir a questão ecológica, seria muito estranho se as igrejas e religiões ficassem de fora. Pois, a fé no Deus criador e defensor da vida interpela todos os cristãos a colaborar, de alguma forma, com o dever comum de toda a humanidade, que é a preservação ambiental.
Por isso, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, no Rio Grande do Sul, criou a Pastoral da Ecologia e começa a ampliar esta nova e emergente pastoral para as dioceses e vicariatos de todo os Estado. E para isso, a Igreja conta com pessoas solidárias, abertas para o novo e conscientes de que é hora de agir e dar testemunho da fé no Deus criador.
No Vicariato de Canoas também já existem várias iniciativas e excelentes experiências que demonstram o comprometimento da Igreja com a Ecologia. Mas é preciso fortalecer e animar o que já existente em muitas comunidades e dar início a novos grupos com olhar global e agir local.
Por isso, a Pastoral da Ecologia vai se reunir no dia 12 de junho, às 8:30 horas, na Igreja São Luiz, no centro de Canoas. Este será um encontro inicial para pensar uma caminhada de muitas perspectivas, porque a causa ecológica hoje é emergente e representa um fundamento essencial para a vida de fé.
Quem tiver interesse e boa vontade de ajudar a criar a Pastoral da Ecologia em sua paróquia ou comunidade, está convidado (a) a participar deste encontro e motivar outros a se integrar nesta missão.
Como toda novidade estranhei o novo formato do blog, agora já estou acostumado e achei que mudou para melhor. Está melhor o acesso e leitura despoluída, parabéns ao vereador e sua a cessoria de imprensa.
ResponderExcluirAbraços a todos!!!
ALCINDO.