sexta-feira, 5 de março de 2010

Ivo Fiorotti propõe monumento em honra de Sepé Tiaraju

Por Pilato Pereira

O vereador Ivo Fiorotti (PT) defendeu na sessão de quinta-feira, dia 4 de março, a construção de um monumento em honra de Sepé Tiaraju. A iniciativa atende a um anseio de lideranças comunitárias, como Irmão Antônio Cechin que trabalhou na organização das vilas Santo Operário, União dos Operários, Natal e na implantação das Comunidades Eclesiais de Base em Canoas. Fiorotti explicou aos vereadores a importância de Canoas realizar esta homenagem ao líder Guarani Missioneiro Sepé Tiaraju e já encaminhou um pedido de providencia ao município para que seja feito um estudo de local para edificação do monumento.

Em 2006 foi celebrado os 250 anos da morte em combate do líder Guarani Missioneiro, Sepé Tiaraju. E seu nome foi memorado em todo o Estado e em nível nacional, demonstrando a importância do evento das Missões Jesuíticas e da figura de Sepé para a formação do Rio Grande do Sul.

O deputado canoense, Marco Maia, foi autor do projeto que inscreveu o nome de Sepé Tiaraju no Livro dos Heróis da Pátria. A Assembléia Legislativa, por iniciativa do então deputado Frei Sérgio, também o declarou Herói Guarani Missioneiro Riograndense.

Hoje Canoas está se mobilizando através do Comitê Sepé Tiaraju para edificar num local simbólico do município um monumento em honra de Sepé Tiaraju. E confiou ao vereador Ivo Fiorotti a missão de gestionar este projeto. A imagem de Sepé Tiaraju é importante para Canoas, porque uma parte significativa de sua população é indiodescendente, de origem missioneira. Sepé também representa um símbolo de força mística na organização popular comunitária em Canoas. Construir um monumento em sua honra representa, em partes, o resgate das raízes missioneiras presentes numa parcela significativa da população canoense

Um comentário:

  1. Penso que temos que homenagear, os verdadeiros heróis, em contrapartida àqueles que o capitalismo nos apresenta.
    Essa iniciativa, não irá somente render homenagem a Sepé Tiaraju, mas todos aqueles que lutam por uma sociedade justa e solidária.Parabéns...
    Alcindo Pereira

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar neste blog