quarta-feira, 10 de março de 2010

Câmara aprova doação de terreno para construção de complexo prisional em Canoas

A Câmara de Vereadores aprovou na noite desta terça-feira, 9, o Projeto de Lei 17/2010 que autoriza o Executivo a doar as terras da Fazenda Guajuviras para o governo do estado, possibilitando assim a construção de um complexo prisional na cidade. O PL foi aprovado pela unanimidade dos vereadores.

O vereador Ivo Fiorotti escreveu este artigo sobre o tema:

“Virtuosa e madura foi a decisão unânime dos Vereadores de Canoas autorizando o prefeito a efetuar doação de área ao Estado para construção de estabelecimento prisional em Canoas, na noite do dia 9 de março. Inédita decisão entre o governo estadual e municipal, através de uma PPP (Parceria Público Privada). Inovador espaço de ressocialização dos atuais 1.064 apenados canoenses, agregando-lhes tempo de estudo e trabalho. Demonstramos solidariedade com apenados de outras cidades em que seus dirigentes ainda os consideram lixos humanos.
Iniciativa que traz generosos investimentos complementares de cerca de vinte milhões para a população de seu entorno em educação, saúde, moradia e segurança. Esta compensação já é bem superior aos cinqüenta hectares e outros investimentos do município. Mas agrega também os benefícios fiscais de isenção do ICMS para as empresas que se instalarem no parque industrial desde que se comprometam incluir parcela de apenados aos empregos que beneficiarão as comunidades do entorno.

A virtude que prevaleceu na decisão dos vereadores foi a de perceber as muitas portas que se abrem a cada dia na mediada em que se fecham as portas que salientam os preconceitos como “nata da bandidagem” e “lixo humano” para a população carcerária.

Portanto, madura porque soube superar os interesses partidários e convicções limitadas em nome do desenvolvimento de Canoas, em particular da região do Guajuviras. Decisões como esta enobrece a casa legislativa, a casa do povo: deixamos de lado e continuaremos a enfrentar todas as legítimas pressões menos nobres para construir outra Canoas possível.”

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog