sexta-feira, 9 de maio de 2014

Prefeito assina documentos para melhorar o trânsito

Nesta quinta-feira, 8, o prefeito Jairo Jorge assinou um contrato e duas ordens de serviço que vão melhorar o trânsito e a orientação para motoristas e pedestres no município. A ação ocorreu durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) de Canoas, no Salão Nobre da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (Cics).

Relacionado à mobilidade, o prefeito realizou a assinatura do contrato com a empresa Ativa, para a identificação dos logradouros de Canoas. Os 2.189 conjuntos instalados atualmente serão recuperados e trocados por materiais mais resistentes. O contrato também prevê a instalação de mais três mil placas de identificação na Cidade. O prazo previsto para que todas sejam colocadas é de 18 meses e não haverá custos para o Município.

Durante 10 anos, a Ativa ficará responsável pela manutenção de todas as placas localizadas em logradouros. No entanto, a empresa só poderá fazer a exploração publicitária nas já existentes. Do total de placas, 100 serão reservadas para avisos de utilidade pública e institucionais da Prefeitura.

Sinalização turística e de orientação

Entre os documentos assinados pelo prefeito Jairo Jorge, está à ordem de serviço referente à sinalização de indicação de atrativos turísticos, de identificação e de orientação de destino em Canoas. A empresa responsável pelas placas é a Sinasc - Sinalização e Construção De Rodovias.

Entre as indicações que serão dadas pelas placas, estão as que direcionarão o caminho para locais como Praia de Paquetá, shoppings, hospitais, Centro, BR-116, Parque Municipal Getúlio Vargas, Rodoviária e Ulbra.

Nos anexos do edital da licitação, a empresa vencedora já dispunha de mapas que indicam os locais em que as placas deverão ser instaladas pela Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM). Serão 171 placas de diferentes tamanhos. O valor total dos materiais ficou em R$ 1,029 milhão. Os recursos são do Ministério do Turismo, com a contrapartida do Município.

Após a assinatura da ordem de serviço, as placas devem ser entregues pela empresa em um prazo de 30 a 120 dias.

Controladores de tráfego

Outra ordem de serviço assinada pelo prefeito Jairo Jorge, com a empresa Digicon, foi à instalação de mais 34 controladores de tráfego. A iniciativa fará com que quase a totalidade dos conjuntos de cruzamentos com semafóricos de Canoas esteja interligada e possa ser controlada pela central, instalada em 2012.

O contrato com a Digicon prevê que a empresa ficará responsável pela instalação e pela manutenção dos equipamentos. O investimento pelos 50 controladores existentes e os 34 novos é de R$ 640 mil, com recursos do Ministério das Cidades.

Segundo o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Oswaldo Steffen, "todos os documentos assinados dizem respeito a melhorias na mobilidade do município, visando, principalmente, aprimorar o fluxo de pessoas e veículos, oferecendo serviços de melhor qualidade aos canoenses".

Com informações da Prefeitura de Canoas 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog