segunda-feira, 12 de maio de 2014

Pesquisa aponta Canoas entre os 12 municípios que atendem ao Plano Municipal de Saneamento Básico

Foi divulgada esta semana a pesquisa do Instituto Trata Brasil que aponta Canoas, entre os 100 maiores do país, e o único no Rio Grande do Sul, que atende integralmente o Plano Municipal de Saneamento Básico (PLAMSAB). A pesquisa foi realizada entre janeiro e abril deste ano. 

Para o prefeito Jairo Jorge, "O município está cumprindo com as obrigações de gestão previstas na legislação. Estamos orgulhosos pelo reconhecimento, mas sabemos da nossa responsabilidade e do trabalho que nos é demandado", destaca. 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Carlos Todeschini, o Plano Municipal de Saneamento vai nortear e orientar todas as ações no município. Ele salienta que mesmo com a implantação integral, o PLAMSAB precisa ser aperfeiçoado, devendo receber ajustes para atender necessidades e a evolução das obras locais. "Com isso, Canoas ganha tempo e eficácia nos resultados", avalia o secretário.

Obras e investimentos 

Em 2009, quando o prefeito Jairo Jorge assumiu o Governo Municipal, no seu primeiro mandato, apenas 6% do esgoto era tratado em Canoas. Atualmente, são 23%, podendo chegar até 30% no final de 2014. A meta prevista no Plano, até 2017, é de 70% de esgoto coletado e tratado. O plano prevê que a cidade, que hoje tem 99,2% de abastecimento de água, chegue aos 100%.

Já entre as obras executadas ou projetadas, com recursos federais (PAC1, 2 e 3), estão a implantação de redes coletoras, estações elevatórias de esgoto, ampliação do tratamento e a modernização da estação de tratamento, no Mato Grande, bem como obras de macrodrenagem, canalização de valas, manutenção do índice da coleta regular e o início da transição gradativa para a coleta mecanizada por container, aumento da quantidade de material reciclado e do índice de coleta seletiva, entre outros.

As ações

Drenagem: Canalização da Vala da Irineu de Carvalho Braga (98% concluída), galeria pluvial Bütembender (concluída), galeria Pluvial da Edgar Fritz Müller (em execução), vala do Leão (em execução), galeria da Rua São João (concluída), galeria da Rua Maia Filho (concluída), Vala da Curitiba (em execução), Loteamento Prata e Torres (concluídas).

Esgoto sanitário: redes coletoras no Bairro Marechal Rondon, estação do Parque Ozanan interligada aos bairros Marechal Rondon e Cidade Nova, estação de bombeamento do bairro Igara, redes coletoras no Centro, redes coletoras nos bairros Fátima, Niterói e Rio Branco, redes coletoras em parte do Bairro Mathias Velho e estação de bombeamento na Avenida Rio Grande do Sul, no mesmo bairro.

Limpeza urbana e manejo de resíduos: Instalação de 450 contêineres para coleta de resíduos na região central da cidade, atendendo 10% da população, implantação de ecopontos nos quatro quadrantes do município, bairros Guajuviras, Rio Branco, Mathias Velho e Niterói.

Plano em Canoas

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PLAMSAB) de Canoas foi instituído pelo decreto 413, de 27 de dezembro de 2013, pelo prefeito Jairo Jorge. O instrumento da política municipal busca a melhoria da qualidade de vida da população de Canoas, através de um planejamento integrado das ações de saneamento básico. Prevê as obras estruturais necessárias, o volume, finalidade e valor de investimentos, com metas de curto, médio e longo prazo, de 2013 a 2032.

A elaboração do PLAMSAB em Canoas teve a participação da população e da Superintendência da Corsan em Canoas. Em 2012, audiências públicas foram realizadas nos quatro quadrantes do município e na região Central, nas quais foi apresentado o diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento de Canoas. Na oportunidade, a comunidade de cada região pode manifestar-se, encaminhando suas sugestões.

Com informações da Prefeitura de Canoas

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog