terça-feira, 20 de maio de 2014

Aniversário da ACADEF

Nesta terça-feira, 20, a Associação Canoense de Deficientes Físicos (ACADEF) comemora 30 anos de atividade. A sessão da Câmara, às 16h15, em homenagem ao dia, será na sede da ACADEF. Em alusão à data, o blog do vereador Ivo Fiorotti vai lembrar o começo da história da associação.

Sobre o aniversário de 30 anos da ACADEF, o vereador afirmou que: "de toda a contribuição que a ACADEF tem dado em sua trajetória de três décadas, destaco sua metodologia de trabalho e seu carisma, pois ela é uma entidade que existe e cresce com o protagonismo das pessoas com deficiência. Na ACADEF as pessoas com deficiência não são objetos de caridade, mas sujeitos, protagonistas que levam em frente à instituição com vigor e competência. Por isso a ACADEF, com seu espírito inovador, é referência, não apenas para Canoas e região, onde atua, mas no estado e em todo o Brasil". 

História

No dia 20 de maio de 1984, com apoio do então Prefeito Municipal Hugo Simões Lagranha um grupo de 26 pessoas reuniram-se, no salão paroquial da Igreja Matriz São Luiz, para aprovar os estatutos de fundação da Associação Canoense de Deficientes Físicos (ACADEF). No início, a sede era localizada no quarto do Jorge Cardoso, o principal responsável por impulsionar o movimento, em 1983.

Depois da data, a associação apontava a necessidade de mudar para um espaço maior, com mais infraestrutura. Foi então que passaram para o gabinete do Ivo Lech e algum tempo depois para uma sala no Instituto Pestalozzi.

Uma nova fase iniciou em 1987, com a cedência da Escola São Francisco, pelo Prefeito Carlos Giacomazzi. O prédio e as máquinas existentes foram consertados, com o apoio da comunidade e da própria prefeitura. No local, os primeiros cursos profissionalizantes eram realizados, a fábrica de cadeiras de rodas e caixas de correspondências. Era o começo da autonomia financeira da associação.

Dois anos depois, a Ulbra cedeu um prédio abandonado, na Rua Bandeirantes, e a REFAP, que estava trocando o mobiliário, doou o antigo para a associação. Novamente, a ACADEF movimentou a comunidade e a prefeitura para a reforma do local. O novo prédio permitiu abrigar várias atividades assistenciais, educacionais, culturais e de formação, além da primeira oficina protegida com trabalho terceirizado pela IRIEL na montagem de tomadas telefônicas.

Foram firmados, também nesta época, os primeiros contratos de terceirização de serviços com a REFAP, DATAPREV, CORREIO, INMETRO e Prefeitura de Canoas para o estacionamento ZONA AZUL. Os 25 associados passavam o dia na ACADEF, estudando ou trabalhando no setor de produção. O almoço era doado por empresas como a Springer ou Alimentus e quem não podia usar o transporte coletivo era transportado pela kombi da entidade.

No ano de 1996, a ACADEF foi surpreendida com uma ação de despejo, movida pela Ulbra, que solicitava a retomada do prédio em 15 dias. Após a surpresa da notícia, a associação passou a buscar outro local para instalar-se, a solução desta vez era alugar um espaço na Major Sezefredo, n° 520 e, novamente, adaptar o novo local às necessidades da entidade e dos deficientes físicos.

Ter uma sede própria passou a ser o sonho de cada um dos “Acadefianos” e a meta número um para os administradores da entidade. Foi então que, em 1998, investiram os recursos que tinham na compra de um terreno e, iniciaram as obras. No dia 20 de maio de 1999, a ACADEF  completou 15 anos e festejou também a inauguração da sede própria.

A organização não governamental, sem fins lucrativos, de utilidade pública municipal, estadual e federal, visa articular e realizar ações de reabilitação física e inclusão social, que desenvolvam as potencialidades da pessoa com deficiência física e outras minorias, garantindo seus direitos e liberdade, promovendo o exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida.

A ACADEF possui o diferencial de ser uma instituição formada, administrada e mantida pelo trabalho da pessoa com deficiência, possuindo uma gestão autossustentável, sem princípios assistencialistas. Os empreendimentos e programas desenvolvidos são mantidos pelos recursos provenientes de parcerias e prestação de serviços às iniciativas públicas e privadas, além dos convênios com a Prefeitura Municipal de Canoas e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O tipo de atividade desenvolvida pela ACADEF é de habilitação e reabilitação física e socioprofissional. Através de uma equipe multidisciplinar e intersetorial, os serviços e atendimentos são delineados para que a pessoa beneficiária alcance sua independência, dentro dos limites impostos pela deficiência ou incapacidade, primeiro aceitando a si mesma e depois, se integrando na sua família e na comunidade.

Reconhecimentos

Em 2010, nos 25 anos da ACADEF, o vereador Ivo Fiorotti entregou uma homenagem, em que reconheceu a importância da instituição na luta por inclusão social. (link)
Em 2011, o vereador e a chefe de Gabinete, Vanir Piovesan, participaram da entrega de certificados do projeto “Retalhos viram sacolas” (link). No mesmo ano, por sugestão do vereador, a bancada do PT indicou a senhora Maria Suzana Nunes Cardoso, fundadora da ACADEF, para o prêmio Picucha Milanez edição 2011. (link)
Em 2012, em uma sessão com plenário lotado, a Câmara Municipal cumpriu requerimento do vereador e concedeu o título de Cidadão Canoense ao senhor Jorge Fernandes Cardoso, fundador da ACADEF. (link)





0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog