sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Prefeitura na Rua retorna neste sábado

A primeira edição de 2014 do Prefeitura na Rua será realizado neste sábado (18), na Praça Antônio Carlos Vianna, localizada na Avenida 17 de Abril, no Bairro Guajuviras.
O prefeito Jairo Jorge e o secretariado municipal estarão à disposição para atender demandas da população, a partir das 9h. Este será o 194º encontro dos gestores municipais com a comunidade, desde o lançamento do projeto em 2009.
Os moradores também contarão com os serviços do CRAS Móvel, que encaminhará a confecção de documentos e do Procon Móvel. Eles ainda podem adquirir, no local, produtos da Feira de Economia Solidária.
Atendimento na comunidade:
Todos os sábados, o prefeito, a vice Beth Colombo, secretários e diretores vão até um local público, previamente agendados em cada um dos quatro quadrante da cidade, para ouvir a população.
As suas demandas, solicitações, sugestões e reclamações dos moradores são registradas e devidamente encaminhadas. Desde a primeira edição, em 2009 já foram 19.788 atendimentos.

Participação Popular e Cidadã:
O Prefeitura na Rua é um dos instrumentos do Sistema de Participação Popular e Cidadã do Município de Canoas, que hoje possui 10 ferramentas (também chadas instâncias ou instrumentos) que garantem ampla participação popular e estão organizadas em rede, preparadas para atender as demandas coletivas e as individuais. Também são instrumentos colaborativos, de concertação e de elaboração estratégica.
Através do Prefeitura na Rua, Prefeito na Estação e das Audiências Públicas o governo municipal consegue atender, geralmente, pleitos e procuras individuais dos cidadãos, enquanto que as demandas coletivas, em geral, podem ser encaminhadas através das Plenária de Serviços Públicos, com edições semestrais e do Orçamento Participativo com ciclo anual.
E para desenvolver um sistema público holístico com amplo potencial de relacionamento com a sociedade canoense, a Prefeitura de Canoas também dispõe de outros instrumentos de participação popular. O Congresso da Cidade e o Plano Plurianual Participativo são instrumentos de elaboração estratégica, onde a cidade é pensada a médio e longo prazos. Já a Casa dos Conselhos e o Conselhão (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) são instrumentos de concertação que visam a integração com as diversas instituições da Sociedade Civil em todos os seus segmentos. E a Ágora Virtual, associada as redes sociais, é um instrumento colaborativo que abre espaço para que os cidadãos expressem suas opiniões e façam suas críticas e avaliações sobre a administração pública.
O Sistema de Participação Popular e Cidadã em Canoas é um sistema público que possibilita a gestão intersetorial e a articulação das políticas de participação cidadã com a sociedade civil. E para garantir êxito da participação popular, a Prefeitura de Canoas mantém um método de Monitoramento, onde todas as portas de entrada de atendimento ao cidadão são monitoradas via sistema MVP (Módulo Virtual de Processos).
Durante o III FALP o vereador Ivo Fiorotti  publicou um texto sobre o Sistema de Participação Popular em Canoas, com informações e reflexão sobre a participação cidadã no século XXI.
Clique AQUI Para ler o texto de Fiorotti.
Com informações do site da Prefeitura de Canoas (Crédito da Foto de Tony Capellão) e Cartilha Sistema de Participação Popular e Cidadã.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog