quinta-feira, 16 de junho de 2011

Santo Operário registra novo recorde no OP e elege regularização fundiária

Depois de 30 anos, os moradores do Santo Operário conquistaram a regularização fundiária na última assembleia do Orçamento Participativo, que aconteceu na noite de quarta-feira, 15. O salão da Comunidade Jesus Operário ficou lotado e muitos participantes tiveram de acompanhar pelo sistema de som ao lado de fora. Está foi a assembleia com o maior número de participantes, registrando a inscrição de 1178 pessoas. O público presente elegeu por 210 votos, a regularização do loteamento Santo Operário e em segundo lugar, com 200 votos, foi eleita a ampliação da E.M.E.F David Canabarro.
O vereador Ivo Fiorotti, líder de governo na Câmara, avaliou como muito positivo o processo do OP Canoas 2011, que chegou a resultados significativos, garantindo obras como a regularização fundiária. Para Fiorotti, o povo do Santo Operário demonstrou espírito de luta e organização pela conquista que obteve no OP. "Os participantes da assembleia se preocuparam em garantir vida digna para as famílias através da regularização fundiária e educação de qualidade para seus filhos", a firma o parlamentar.
Na avaliação do diretor de Relações Comunitárias da SMRI, Célio Piovesan, o OP Canoas avançou nesse ano em vários aspectos. “O controle do processo do OP Canoas pelos canoenses; a incorporação de todos os segmentos da cidade no processo de participação; o avanço da articulação entre as lideranças para a decisão de prioridades e a legitimação do atual governo municipal, que ganha confiança nas ações da gestão, ficaram evidentes”, avalia.
Outro fator importante notado por Piovesan em nível de município é o envolvimento qualitativo do OP Canoas. “Fizemos uma rodada apenas com quatro regiões, uma por quadrante, e estas se desdobraram em outras 80 reuniões”, observa. O diretor também destaca a ampliação da participação. “Em 2009, foram 3.027 participante; em 2010, 7.060, e esse ano, tivemos 11.278 com 310 delegados o que indica um crescimento de 60% apenas em relação ao ano passado”, salienta.
As 15 assembléias dessa primeira rodada iniciaram no dia 23 de maio. A 2ª rodada está prevista para 25 de agosto.

Um comentário:

  1. Valeu por aqueles que estiveram ao nosso lado.
    Em 25 de setembro estaremos novamente levando a Economia Solidária aos quatro cantos da cidade.
    Alcindo Pereira

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar neste blog