quinta-feira, 10 de junho de 2010

Divulgados dados da 1ª Rodada do OP 2010


Fonte: Prefeitura Municipal de Canoas

A Prefeitura de Canoas organizou uma coletiva de imprensa para esclarecer os resultados da primeira rodada do Orçamento Participativo. Participaram do evento, que teve como condutores a prefeita em exercício e secretária da Saúde Beth Colombo, o secretário de Relações Institucionais Mário Cardoso e o coordenador do OP Célio Piovesan, conselheiros e delegados do OP.

Para Beth, quando se fala de Orçamento Participativo, se fala de organização do povo. "Foram 15 noites em que pudemos perceber a grande mobilização da comunidade", declarou. Cardoso também demonstrou a satisfação com os bons resultados da 1ª rodada. Segundo ele, o OP é um elo da participação popular que está implantada em Canoas desde o início da atual administração.

Os números de fato impressionam. Em 2009, no primeiro ano de OP na cidade, 3027 cidadãos participaram. Já em 2010, apenas na primeira rodada, formada por 15 assembléias, este número subiu para 7060 inscritos. Segundo o coordenador Célio Piovesan, entre as demandas mais votadas, estavam obras na área da Educação, Obras e Saúde. "O Orçamento Participativo é um processo que emancipa a cada um que participa", finalizou.

No total, 15 obras foram eleitas pela comunidade. Cada microrregião tem até R$500 mil para executar a obra mais votada nesta 1ª rodada. No segundo semestre, este mesmo valor será disponibilizado para outra obra escolhida pelos inscritos. Como diz o prefeito Jairo Jorge, é a chance da população definir o futuro da cidade e a cidade do futuro.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog