terça-feira, 27 de abril de 2010

OP 2010 é apresentado na Câmara

Foto: CMC

Os parlamentares da Câmara dos Vereadores receberam explicações sobre o processo do Orçamento Participativo deste ano. À pedido do vereador Ivo Fiorotti, o secretário adjunto Anderson Fraga e o diretor de Relações Comunitárias participaram do Grande Expediente desta terça-feira, 27. O OP 2010 será realizado em três rodadas e apresenta aprimoramentos com relação ao do ano passado.

“Mais do que apresentar o OP, precisamos conhecer como funcionará o ciclo deste ano”, afirmou Fiorotti ao explicar o objetivo de seu requerimento. O vereador destacou a importância destas explicações ao lembrar que, antes da primeira rodada do OP 2010, as comunidades têm recebido a Prefeitura para receber informações sobre a forma de funcionamento do mesmo. Estes encontros têm servido para retirar dúvidas e explicar as mudanças entre o processo de 2009 e 2010, conforme Piovesan, “Este ano teremos 15 microrregiões, ao invés de 12, além de uma maior participação dos delegados”, disse.

1ª Rodada – Assembleias Microrregionais

As assembleias serão responsáveis pela eleição da primeira obra de cada uma das microrregiões. “No ano passado tinhamos o voto nas cédulas e um projeto para a cidade na primeira rodada. Agora, será eleita somente uma obra para a microrregião e após a defesa pública da mesma”, explicou o diretor.
Este espaço também será o momento de eleição dos delegados (em uma proporção de um representante para cada dez pessoas participantes), que terão a tarefa de acompanhar a análise técnica e financeira das demandas, junto com os técnicos da prefeitura.

2ª Rodada – Plenárias por quadrantes
A eleição de uma obra para toda a cidade será realizada nesta etapa. Para isto, a população terá como base os 30 projetos estratégicos do governo e o somatório de votos dos 4 quadrantes garantirá 1 milhão de reais para esta obra.

3ª Rodada – Voto nas urnas
Assim como no passado, a última etapa será escolhida através de voto direto. No dia 12 de setembro, os canoenses vão as urnas para eleger a segunda ou terceira obra a ser realizada na sua microrregião, como explica Célio, “A microrregião terá uma disputa interna pelos projetos, depois os conselheiros e a equipe técnica analisam a viabilidade das demandas. Se a primeira demanda custar 300 mil, a microrregião ainda terá 700 mil para escolher em quais projetos aplicar”, disse.
Obras em execução
As obras eleitas pelo Orçamento Participativo 2009 estão sendo executadas pela Prefeitura. O diretor de OP lembrou que o processo tem duração de 2 anos e que a rua Lima da Costa já foi pavimentada e que as demais obras estão em andamento.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog