quinta-feira, 27 de maio de 2010

Ivo homenageia Associação de Moradores da União dos Operários


O vereador Ivo Fiorotti fez uma homenagem referente ao aniversário de 30 anos de fundação da Associação de Moradores da Vila União dos Operários (AMVUO). O evento aconteceu no espaço do Grande Expediente da Sessão Legislativa da Câmara de Vereadores, na terça-feira, 25.

A AMVUO foi fundada em 1980 com intuito de organizar as famílias que ocupavam a região conhecida como Jockey Clube do Prado, no Mathias Velho, garantindo a permanência no local e organizando a ocupação para melhor aproveitamento do espaço.
A atividade comemorativa reuniu personagens importantes da história da AMVUO, como o advogado Jacques Alfonsin, que em 1984, foi um dos responsáveis pela garantia de posse da terra para os moradores, através de vitória na Justiça. Na oportunidade, ele falou sobre a importância deste feito para o local, “Foi uma vitória histórica, que abriu caminho para milhões de brasileiros, que através desta jurisprudência, puderam permanecer em suas moradias”, disse.  O jurista falou com emoção sobre o caso, “Não foi o nosso mérito, mas a confiança de vocês (moradores) que deu a nós a garra para conquistar este direito”, ressaltou.

Fiorotti relembrou através das fotos históricas a decisão da Assembleia da AMVUO, que resolveu dividir os 42 hectares de terra em lotes com tamanhos de 10X35 e 12X36. Como a quantidade de terras era maior do que o número de famílias, os lotes que sobraram foram dados a outras famílias que começaram a chegar ao local em busca de moradia.

Um dos engenheiros responsáveis por medir estes lotes participou da homenagem, Artur Pereira, conhecido como “Tuia”, era estudante na época e emocionou-se ao encontrar os moradores no local, “Geralmente como engenheiros só construímos os espaços e pronto, é importante ver como este espaço é a vida da comunidade”, afirmou.

Ao final do discurso, Ivo falou sobre a peça fundamental no processo de ocupação e garantia dos direitos: o Irmão Antônio Cechin. Tido como “maestro” da obra, foi responsável pela organização e motivação dos moradores na conquista. Cechin destacou principalmente a união demonstrada pelos ocupantes e a fé na vitória.

O vereador Ivo Fiorotti é morador no local há mais de 15 anos e teve sua moradia cedida pela associação, que na época ainda fazia assembleias para aceitar novos moradores. Antes disso, ele auxiliou o processo de ocupação, quando ainda era frei capuccino.

O evento também teve a presença do atual presidente da Associação de Moradores, Nildo Borba Natal e a única sócio-fundadora viva, Juvila Cassol Lopes, e o gerente da CEEE responsável pela instalação de energia elétrica no local, Flávio Madruga Borges. Após a cerimônia, os convidados receberam fotos comemorativas alusivas à data. 

VEJA MAIS FOTOS AQUI

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog