sexta-feira, 9 de março de 2018

Dulce Salete Bergonci recebe Prêmio Picucha Milanez


A última quinta-feira, 08/03, Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Canoas realizou a cerimônia de entrega do Prêmio Picucha Milanez para 11 personalidades femininas que se destacaram em suas áreas de atuação. Entre as homenageadas, pela bancada do Partido dos Trabalhadores e indicada pelo mandato do vereador Ivo Fiorotti, estava Dulce Salate Bergonci, coordenadora da Pastoral da Criança na Paróquia São Pio X, localizada no bairro Mathias Velho.
Na ocasião, por motivos de doença, que está superando, o vereador Ivo Fiorotti não pode estar presente na homenagem, que foi feita pelo líder da bancada, vereador Emilio Neto. Os mimos para a homenageada foram entregues pela vereadora Maria Eunice e pela chefe de gabinete do mandato do vereador Ivo Fiorotti, Vani Piovesan.
Quem é Dulce?
Dulce Salete Bergonci, filha de Nair Finatto Dartora e Orestes Dartora, nasceu em 16 de outubro de 1958, no distrito de Barros Cassal, município de Soledade. Em 1972 veio morar na cidade de Canoas, onde construiu sua família ao lado de Jorge Paulo Bergonci, seu companheiro desde 1982. Desta união advieram três meninas: Josiane, Pâmela e Rosana. Com o passar dos anos, a família expandiu com a chegada de dois genros, que geraram dois netos e duas netas.

É formada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, licenciada em Geografia pelo Centro Educacional La Salle especialista em Gestão em Políticas Públicas na Perspectiva de Gênero e Promoção da Igualdade Racial pela PUCRS.
Em sua vida profissional, foi professora, gestora púbica e pesquisadora.  Lecionou as disciplinas de História e Geografia em escolas municipais e estaduais, inclusive, como coordenadora do programa Mais Educação e vice-diretora; foi Chefe de Gabinete do Departamento de Recursos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul, na Secretaria de Educação do Estado; desenvolveu uma pesquisa com MULHERES CATADORAS e RECICLADORAS, concluindo que são MULHERES EMPODERADAS.  
Ao longo de sua trajetória, participou de vários serviços comunitários na Igreja Católica.  Mas, o que tem lhe garantido a realização de sua vida, que resume como “PAIXÃO PELAS CRIANÇAS”, encontrou em sua militância realizada na “Pastoral da Criança”.
Dulce, junto com outras líderes como a Bete, a Maria e a Lucimar após mais de 20 anos de presença desta pastoral no bairro Mathias Velho, organizaram este serviço no entorno da Comunidade da Paróquia São Pio X. Além do acompanhamento do desenvolvimento nutricional das crianças, através da pesagem, do reforço alimentar pela multimistura, esta pastoral incentiva as famílias com ações concretas de ajuda com alimento e vestuário, mas também na organização de hortas caseiras com a produção de verduras, legumes e chás.
Dulce foi reconhecida com o prêmio pela sua história como professora e gestora, mas, sobretudo pela sua dedicação, militância e serviço solidário na Pastoral da Criança que na comunidade São Pio X atende 50 crianças de 38 famílias. Na pessoa da Dulce, estendemos este reconhecimento às outras 49 líderes que atuam nas 14 Comunidades que compõem a Rede Pastoral da Criança Zilda Arns na Paróquia São Pio X, atendendo atualmente mais de 550 crianças.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog