quinta-feira, 16 de junho de 2016

Selo Amigo do Reciclador: reconhecimento de boas práticas em Coleta Seletiva

O Líder de Governo, vereador Ivo Fiorotti, participou na última quarta-feira, 15 de junho, da primeira edição da entrega do Selo Amigo do Reciclador para empresas e condomínios habilitados este ano dentro dessa boa prática ambiental. A iniciativa faz parte do artigo 7º da lei 5390/2009 de autoria de Fiorotti (a primeira lei do Legislativo sancionada pelo prefeito Jairo Jorge), que criou no Município de Canoas, o Programa de Destino de Resíduos Sólidos voltado aos estabelecimentos que necessitem de licenciamento ambiental para o seu funcionamento. O Selo Amigo do Reciclador foi regulamentado em 2015 pela Prefeitura de Canoas, através do Decreto 182/2015, com identidade visual elaborada em conjunto pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e Secretaria Especial de Comunicação (SECOM).
Para o vereador Ivo Fiorotti, o Selo Amigo do Reciclador é um emblema da articulação entre governo, empresas e catadores. “Estou gratificado em participar desse processo, pois foi a primeira lei sancionada pelo prefeito Jairo Jorge. Na ocasião, fizemos um projeto com uma série de provocações. Hoje temos uma política pública articulada em que todos saem ganhando”, salientou.
Nesta primeira edição foram agraciadas a Agco do Brasil Comércio e Indústria Ltda, Associação Beneficente de Canoas, Atrio Hotéis S/A (Íbis), Banrisul Armazéns Gerais S/A, Bucher Hidráulica Ltda, Canoas Shopping Center, Cooperativa Central de Cooperativas Unimed RS Ltda, Primo Tedesco S/A, STE Serviços Técnicos de Engenharia S/A e os condomínios Alta Vista, Residencial Quintas do Lago e Quinta do Moinhos.
Pioneirismo comprovado
O secretário Carlos Todeschini destacou a importância da criação do Selo Amigo do Reciclador e parabenizou Fiorotti por ter sido idealizador da iniciativa. Todeschini também fez um retrospecto do tratamento do lixo em Canoas, do pioneirismo ao arrojo em colocar em prática a contratação das cooperativas bem antes do que iria determinar a lei federal. “Todo dia é de cuidar do meio ambiente. Esse depertar é fundamental. A reciclagem é um processo caro, mas se torna muito mais fácil com a parceria de todos vocês”, disse o secretário. O representante dos recicladores, integrante da Cooperativa Coorlas, Clóvis Aguiar,  destacou que o vereador Ivo Fiorotti acompanha o trabalho das cooperativas há muitos anos, muito antes de ser vereador, e o selo confirma a importância do trabalho de reciclagem em Canoas. “As empresas e condomínios não estão ajudando só o meio ambiente, mas famílias inteiras que dependem da reciclagem”, declarou.
A vice-prefeita Beth Colombo lembrou que, um ano antes, a proposta da entrega do selo estava sendo feita neste mesmo auditório e que pairava uma dúvida se haveria engajamento das empresas. “Hoje, os senhores estão fazendo história. São os pioneiros, estão abrindo portas e confirmado de que é possível vencer esse desafio”, disse a vice-prefeita. “Com ações como essa, com o trabalho das cooperativas, Canoas será referência no reconhecimento da profissão de catador de reciclagem. A cidade agradece o trabalho de vocês”, completou Beth.
O selo
O Selo Amigo do Reciclador, em versão digital, que pode ser aplicado oficialmente aos documentos dos premiados, foi regulamentado pelo decreto 182, de maio do ano passado, atendendo ao disposto no Artigo 7º da Lei 5390/2009. O Selo é um instrumento de divulgação da prática da reciclagem, e de apoio e de fortalecimento do trabalho das cooperativas de recicladores que atuam em Canoas, reconhecendo o importante papel dos catadores e estimulando a criação das cooperativas. Destinado às instituições sediadas em Canoas que implantarem a coleta seletiva de resíduos, podem participar indústrias, comércios, escolas, associações de bairro, ONGs e condomínios.
Para Alex Freitas dos Santos, diretor de Qualidade da STE Serviços Técnicos de Engenharia, uma das empresas que recebeu o Selo, é importante o apoio que se dá aos trabalhadores em reciclagem. “Em primeiro lugar a preocupação com o meio ambiente, mas também a parte social, ajudando esses trabalhadores. Nós temos essa postura dentro da empresa, de incentivar a reciclagem, que os funcionários também levem isso para suas famílias. Estamos aqui nessa primeira edição e vamos tentar influenciar para que mais empresas adotem essa postura”, comentou o diretor.
A cerimônia também contou com a presença de representantes das empresas, condomínios e das cooperativas, além da participação especial do Coral Catavida, da Cooperativa de Recicladores de Novo Hamburgo.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog