quarta-feira, 15 de junho de 2016

Fiorotti participa da Assembleia Municipal da Consulta Popular

Na noite da última terça-feira, 14 de junho, o líder de governo, vereador Ivo Fiorotti, participou da Assembleia Municipal da Consulta Popular, coordenada pela Secretaria Municipal de Relações Institucionais, que ocorreu no Auditório Sady Schiwitz, na Prefeitura de Canoas.
No encontro, onde também foram eleitos os delegados que representarão o Município no processo, foi feita apresentação das diretrizes da Consulta Popular, os valores a serem destinados ao Conselho Regional de Desenvolvimento Vale do Rio dos Sinos, do qual Canoas faz parte; e as ações por Secretaria de Estado. Ao todo, para os 28 Coredes, o governo do Estado destinou R$ 50 milhões para os projetos.
Os programas eleitos foram o Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo; Qualificação e Financiamento da Rede de Atenção, da Secretaria Estadual de Saúde; Programa Conexão Rede Estadual da Cultura (Rede Intermunicipal de Cultura), da Secretaria de Cultura; Formação Continuada Ressignificando a Prática Pedagógica da Rede Pública Estadual, da Secretaria de Educação; e as Redes de Cooperação, projeto da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
A assembleia elegeu, como delegados titulares, que irão acompanhar o processo de votação dos projetos e os encaminhamentos, Genildes da Silva Paim, Eliane dos Santos, Regis Marinho, Douglas Aydes Carvalho e Zulma Osório. Como suplentes, foram escolhidos Margareth Leite Maciel e Ernani Ribeiro.
Neste ano, os votos serão feitos de duas maneiras, exclusivamente pelo site www.consultapopular.rs.gov.br e por um aplicativo disponível para representantes dos Coredes e dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes). A votação será nos dias 5, 6 e 7 de julho e, para votar, é necessário ter o número do título de eleitor em mãos.
Como funciona a Consulta Popular
Instituída no Estado por lei em 1998, a Consulta Popular é o instrumento onde a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. Anualmente, o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população, que é distribuído entre as 28 regiões do Estado, de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).
Definido o valor para cada região, o governo e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) organizam o processo de discussão em Audiências Públicas Regionais, Assembleias Municipais e Fóruns Regionais. Nos encontros, é construída uma cédula de votação regional, que é submetida aos eleitores gaúchos em um dia de votação da Consulta Popular.

Com informações da Prefeitura Municipal de Canoas - Jornalista Daniel Soares

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog