sexta-feira, 29 de abril de 2016

Fiorotti participa de posse de Grêmios Estudantis

O Líder de Governo, vereador Ivo Fiorotti, participou na última quarta-feira, 27 de abril, da posse dos representantes eleitos dos Grêmios Estudantis das 44 Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Canoas. A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu na Escola e Faculdades QI, no bairro Mathias Velho, e contou com a presença de alunos, professores e pais. Para Fiorotti, o processo faz parte do exercício da cidadania. “A construção e transmissão do conhecimento da militância e cidadania se dá a partir do Grêmio Estudantil das escolas”, destacou.
As eleições para escolha dos presidentes, vices, tesoureiros e secretários, foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação com apoio da Coordenadoria da Juventude, no dia 11 de abril. Foram formadas 162 chapas no total. Representando os eleitos, a vice-presidente do Grêmios Estudantil da EMEF Guajuviras, Shayane Maciel dos Santos, aluna do 9º ano, falou do desafio de representar e ser a voz dos colegas. "É importante mantermos a união a fim de buscar melhorias para o coletivo", declarou.

Experiências
O prefeito Jairo Jorge, que prestigiou a cerimônia e entregou certificados, falou da responsabilidade assumida pelos novos líderes, de serem os intermediários dos estudantes e da direção da escola. Ele contou um pouco da sua trajetória nos grêmios das escolas onde estudou e seu ingresso na política. "Desde muito cedo aprendi a respeitar a vontade da maioria", declarou. O prefeito lembrou que venceu a primeira eleição estudantil, como vice, quando cursava a oitava série, o equivalente ao nono ano hoje, ainda na época da ditadura. "Já passei pela experiência de ter o grêmio fechado pelo simples fato de estarmos lendo poemas do escritor chileno Pablo Neruda", revelou.
​A vice-prefeita Beth Colombo também foi integrante de grêmio estudantil e passou pela experiência aos 13 anos. Foi eleita presidente e reeleita cinco vezes. "Este é um momento especial, uma festa da democracia", afirmou. O secretário Eliezer Pacheco, da SME, destacou o papel da escola na transmissão de conhecimento e também na formação da cidadania. "Essa posse tem um significado, ela reverencia a democracia".
O secretário especial Carlos Humberto Marques, o Beto, da Juventude, destacou que os eleitos passarão por uma capacitação e destacou que a atuação dos estudantes exige responsabilidade e comprometimento.
Na próxima sexta-feira, o grupo tem reunião agendada com o prefeito, para tratar de ideias e sugestões. O modelo do uniforme para 2017 é uma das pautas.

Objetivo
Os grêmios estudantis fomentam a participação cidadã envolvendo os estudantes nas soluções dos problemas existentes na comunidade escolar.

Lei
O funcionamento dos grêmios estudantis, de forma livre, ganhando o reconhecimento como um importante papel na formação da juventude é estabelecido na Lei 7.398, de 04/11/1985 e na Medida Provisória 2.208 de 17/08/2001 e encontra amparo também no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Participação
Participaram da eleição estudantes do 3º ao 4º ano com mais de 12 anos, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Mandato
O período de mandato é de um ano - 2016/2017-, com eleições previstas para abril de 2017.

Números
Quadrante Nordeste: 50 chapas - 16 escolas - 5.277 alunos votantes;
Quadrante Sudoeste: 32 chapas - 10 escolas - 3.254 alunos votantes;
Quadrante Sudeste: 28 chapas - 6 escolas - 2.025 alunos votantes;
Quadrante Noroeste: 52 chapas - 12 escolas - 4.688 alunos votantes;

Votação
Alunos aptos a votar: 23.087
Votos válidos 15.493
Votos brancos: 401
Votos nulos: 283
Participação: 16.177 alunos (70,06%)

Com informações da Prefeitura de Canoas
Foto: Paula Vinhas/PMC

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog