quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Vereador parabeniza Prêmio Cidades Sustentáveis entregue ao prefeito Jairo Jorge

Nesta quarta-feira, 3, o prefeito Jairo Jorge recebeu o Prêmio Cidades Sustentáveis. A cerimônia foi realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília. A iniciativa é da secretaria executiva do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), tem parceria da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e da Associação Brasileira de Municípios (ABM).
O Prêmio tem o objetivo de estimular gestores públicos para a criação, manutenção e atualização de observatórios em seus respectivos municípios, contendo indicadores, programas de metas e informações relevantes sobre políticas públicas voltadas à qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável, assim como reconhecer e valorizar as experiências bem-sucedidas. Para conquistar a distinção, os municípios que aderiram ao Programa Cidades Sustentáveis tiveram que preencher, periodicamente, os cem indicadores propostos. Canoas aderiu ao programa em Janeiro de 2012, e desde a data tem feito a inserção dos dados.
Entre as vinte cidades que concorreram, na categoria Médias Cidades, Canoas foi a vencedora. Ao todo, participaram 57 cidades de 15 estados. Foram premiadas quatro cidades brasileiras, uma por categoria, considerando a divisão pelas seguintes faixas: Cidades Pequenas, Médias, Grandes e Metrópoles.
O prefeito Jairo Jorge, ao receber o troféu de reconhecimento a Canoas, considerou o prêmio uma valorização ao conjunto de ações da sua gestão, que começou em 2009. "Ele é resultado de investimentos na qualidade de vida dos canoenses, na melhoria da infraestrutura social e urbana e, também, na transparência do governo e no controle das ações do Município pelo cidadão", disse. O prefeito atribui ações como o Estado da Cidade, que reúne dados estatísticos reais, o programa de metas e os de participação popular, impulsionadores do prêmio.
Observatório 
Canoas possui o Observatório que é o espaço virtual (software). Ele reúne informações qualificadas da gestão pública, em condições amigáveis de navegação e com livre acesso por meio de um site. Um observatório cumpre uma dupla função: é fonte de informação para o planejamento, gestão e tomada de decisão da administração pública, assim como é ferramenta que promove a transparência, o acompanhamento e a fiscalização por toda a sociedade, além de contribuir para o fortalecimento da democracia.
Metodologia
São oito os critérios para conquistar o prêmio: Qualidade e confiabilidade dos dados preenchidos; quantidade de dados preenchidos; quantidade de novos indicadores cadastrados; adequação do Programa de Metas ao diagnóstico de indicadores; adoção de indicadores regionalizados (por distritos, bairros e/ou regiões administrativas); quantidade de anos da série histórica dos indicadores; disponibilização, divulgação e comunicação para a sociedade; e formato de apresentação dos dados: modelos de transparência.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog