quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Sessão faz homenagem e aprova projeto de lei com indicação do Vereador Ivo Fiorotti


Nesta terça-feira, 09, o vereador Ivo Fiorotti solicitou o espaço do Grande Expediente para prestar homenagem aos 30 anos da Associação Horta Comunitária da União dos Operários (HOCOUNO). Durante a sessão, também foi aprovado o Projeto de Lei  de autoria do vereador que inscreve o dia 6 de janeiro com a festa dos Santos Reis.  O evento ocorreu às 19h, na Plenária da Câmara de Vereadores. 


A homenagem foi prestada ao presidente da associação, Valdir Manuel Lisboa, que recebeu uma placa alusiva ao aniversário da entidade, que tem a sede no bairro Mathias Velho. Também participaram da congratulação, a coordenadora de projetos da Hocouno, Lucy Lopes, o fundador Edelmiro Pereira, representando os plantadores da horta, e o presidente da Associação União dos Operários e da Uamca, Alcindo Pereira, além de colaboradores e representantes de associações e conselhos.

O Vereador lembrou a origem da Horta Comunitária, criada em 25 de dezembro de 1984. “Começou como uma simples roça comunitária, com muitas dificuldades, hoje desenvolve inúmeras atividades na comunidade”, afirmou Fiorotti. Atualmente a Hocouno congrega 32 famílias. A homenagem tinha o objetivo de reconhecer este importante serviço na área da segurança alimentar e nutricional, proteção social e cultura. “Vida longa à associação da horta comunitária.” – ressalta o vereador.

Na mesma sessão, a Câmara aprovou o projeto de lei do vereador Ivo Fiorotti, que inclui no Calendário Oficial do Município a Festa de Reis, a ser comemorada anualmente no dia 6 de janeiro. O vereador ressalta a popularidade da Festa de Reis no Brasil e também no Rio Grande do Sul.


Na justificativa do projeto (PL nº 08/2014), Fiorotti aborda a história de um dos ternos de reis existente em Canoas, o da Vila Santo Operário, que teve início na década de 1990. “Um pequeno grupo de moradores, organizados por Oli Flores, seu pai Olmiro Flores e seu sogro Eugênio Bataioli, além das irmãs, Maria, Lucia, Solene e Solange Flores e do irmão, Adão Flores, vindos do interior do Rio Grande do Sul e que conheciam a tradição, resolveram organizar um Terno de Reis”, destaca o parlamentar.

Leia a íntegra do projeto:



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog