sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Novembro Azul alerta para saúde do homem

Neste mês, a Secretaria Municipal de Saúde, o Hospital Nossa Senhora das Graças e o Sistema de Saúde Mãe de Deus realizam programação especial para o Novembro Azul. A conscientização visa alertar para o câncer de próstata.

O objetivo é orientar a população masculina sobre a importância dos exames de toque retal, indicado para homens a partir dos 45 anos, e de PSA (Antigênio Específico da Próstata) para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. A detecção precoce é fundamental para o tratamento. "A prevenção é mais importante do que qualquer vergonha ou preconceito. Quanto antes se detecta o câncer de próstata, maiores as chances de cura", diz o secretário municipal de Saúde, Marcelo Bósio.

O Programa de Saúde do Homem de Canoas, inserindo-se na Campanha Mundial do Novembro Azul, ressalta a importância do autocuidado e das ações preventivas, além de ampliar o acesso do homem à rede de atenção básica.

UBS

Nas unidades básicas de saúde, há várias atividades que já estão sendo realizadas, como rodas de conversa nas salas de espera, com orientações dadas por profissionais de saúde. Algumas unidades estenderam seu horário de atendimento até 19h para atingir os trabalhadores. São realizadas, ainda, palestras nas UBS. Também estão sendo oferecidos testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites para o público masculino. As UBS também ganharam decoração especial e cartazes para destacar o Novembro Azul.

Graças

O Hospital Nossa Senhora das Graças, em parceria com a SMS e a Liga Feminina de Combate ao Câncer, realizará dois mutirões de consultas com urologistas, nos dias 17 e 19 de outubro. No dia 18, às 18h30, haverá um bate-papo com urologistas e oncologistas, na Câmara de Vereadores. No dia 20, haverá distribuição de material informativo sobre o câncer de próstata nas UPAs 24 Horas e no Centro de Canoas.

HU

No dia 22 de novembro, haverá um mutirão de consultas no Hospital Universitário (HU), realizado em parceria entre a SMS e o Sistema de Saúde Mãe de Deus. A campanha contemplará 100 consultas com urologista.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog