quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Canoas terá duas semanas de Jazz

Nesta quarta-feira, 19, foi realizado o lançamento do 4º Canoas Jazz, na Casa das Artes Villa Mimosa, no Centro de Canoas.  O evento, que segue até dia 30 de novembro, traz ao Município nomes nacionais e internacionais com uma programação totalmente gratuita. Shows abertos nas estações do Trensurb e ao ar livre no Parque Municipal Getúlio Vargas, o Capão do Corvo, e oficinas marcam mais essa edição do evento, que já faz parte da programação cultural do município e da região. 

Uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, o Canoas Jazz aposta na popularização do gênero musical. Além da programação com intérpretes de diversos pontos do mundo, oferece acesso igualmente gratuito a oficinas e workshops. Com curadoria de Cássio Corbellini, o 4º Canoas Jazz também traz na escolha de suas atrações a proposta de popularizar o gênero musical. "O conceito deste ano é mostrar como o jazz pode dialogar com diversas vertentes musicais. Do clássico repertório dos Beatles ao choro, o jazz ganha diferentes roupagens na nossa seleção de 2014, além, claro, de artistas brasileiros e internacionais que apresentam seus talentos aperfeiçoados em diferentes locais e culturas", comenta o curador.

Entre as atrações da quarta edição do Canoas Jazz está o americano Stanley Jordan, um dos maiores instrumentistas da atualidade. Jordan também chega a Canoas para ministrar um workshop de musicoterapia para crianças com deficiência assistidas pelo município. Membro e porta-voz da "American Music Therapy Association", o músico sempre reserva espaço na sua agenda para visitas a hospitais e centros de recuperação, onde dá palestras e acompanha trabalhos que usam sons nos processos terapêuticos. A possibilidade de atender um grupo no município, voluntariamente, foi um dos fatores que encantou Jordan.

Outras Atrações

Beatles em concerto

Trio formado pelos músicos gaúchos Daniel Wolff (violão e arranjos), Ayres Potthoff (flauta) e Rodrigo Alquati (cello). Músicos premiados nos EUA e Europa que interpretam obras dos Beatles em versão toda instrumental com elementos do jazz e erudito.

Badi Assad

Cantora e violinista brasileira. Em 1994, a revista norte-americana Guitar Player, a escolheu entre os 100 melhores artistas do mundo e em 1996 a revista norte-americana Classical Guitar a considerou um dos 10 jovens talentos que mais revolucionaram o uso da guitarra nos anos 1990.

Victor Biglione Trio

Guitarrista de grande reconhecimento internacional, participou dos festivais Free Jazz, Montreal e New York Guitar. Já trabalhou com João Bosco, Cássia Eller e o ex-Police Andy Summers.

Choro das 3

O choro é conhecido mundialmente como o "jazz brasileiro". O Choro das 3 é um grupo de três virtuoses de sucesso internacional. No repertório, obras de Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Altamiro Carrilho e Mozart , além de composições próprias Stanlei Jordan.

Um dos maiores instrumentistas da atualidade, ele é um guitarrista e pianista americano de jazz/jazz fusion. Aclamado como um dos guitarristas que fizeram grandes contribuições técnicas e musicais, principalmente na técnica de tapping (tocar guitarra como se fosse um piano).

Programação

-20/11 (quinta-feira), às 17h30

Batuque de Cordas
Local: Estação Mathias Velho

-21/11 (sexta-feira), às 17h30
Dionara Fuentes (teclado) e Rafael Koller (bandonéon) 
Local: Estação Fátima

-26/11 (quarta-feira), às 17h30
Everton Pires
Local: Estação UniRitter

-27/11 (quinta-feira), às 17h30 
Dunia Elias (teclado) e Arthur Elias (flauta)
Local: Estação Canoas/La Salle

Oficinas na Casa das Artes Villa Mimosa

-20/11 (quinta-feira), às 14h
Oficina/Show sobre formação da música brasileira com o grupo Batuque de cordas.

-21/11 (sexta-feira), às 14h
Workshop sobre ritmos latinos com a musicista Dionara Fuentes

-26/11 (quarta-feira), às 14h
Workshop de Improvisação musical para principiante com a musicista Dúnia Elias.

-27/11 (quinta-feira), às 14h
Workshop "Eu, música corporeidade sensorial" com o músico e musicoterapeuta Everton Pires.

-30/11 (domingo), às 15h:
- Workshop Musicoterapia com Stanley Jordan

Parque Getúlio Vargas, o Capão do Corvo
-28/11 (sexta-feira), a partir das 19h:
Beatles em Concerto
Badi Assad
Victor Biglione Trio

-29/11 (sábado), a partir das 19h:
Choro das 3
Stanley Jordan

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog