quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Canoas inaugura primeira parte de revitalização ambiental na BR-116

Nesta quinta-feira, 16, às 18h, acontece a inauguração da primeira parte do projeto de revitalização ambiental e paisagística na BR-116. A organização compreende 8.000m² das áreas degradadas adjacentes ao Viaduto Getúlio Vargas, acesso às Ruas Mauá, Bairro Rio Branco, e Arthur Bernardes, Bairro Niterói.

As atividades tiveram início em maio deste ano e está organizado em três fases: curto (2014), médio (2015) e longo prazo (2016). O projeto tem como objetivo desenvolver e implementar soluções arquitetônicas e paisagísticas ao longo dos 12 quilômetros da BR-116, no trecho Canoas. 

O paisagismo da área abaixo do Viaduto Getúlio Vargas, que está concluído, faz parte da primeira fase. No local, foram inseridas 11 palmeiras robustas da espécie Tamareira Canariense, dentre elas, algumas transplantadas de áreas públicas. A grama foi replantada, a curva que sobe o viaduto delimitada com mudas de clúsias e 12 ipês roxos, e um espaço para convivência e lazer foi criado com bancos, brinquedos, floreiras e uma área de saibro.

No lado do Bairro Rio Branco do viaduto, na rótula da Guilherme Schell, foi criado um jardim com bancos, plantas resistentes (alamanda arbustiva, furcrea foetida, penninsetum), dez ipês roxos e uma composição de jerivás - dois deles doados por uma moradora do bairro -, pedras, capim dos pampas e árvores do viveiro da prefeitura.

Parceria
O projeto de Revitalização da BR-116 é coordenado pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais, Captação e Inovação (SMPECI), com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH), Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade (SMTM), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), Secretaria Municipal de Obras (SMO), Instituto Canoas XXI e curadoria da arquiteta paisagista Léa Japur. Para esta intervenção, também contou com as subprefeituras sudeste e sudoeste.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog