quinta-feira, 18 de setembro de 2014

SMTM promove Semana Nacional do Trânsito

Começa nesta quinta-feira, 18, e segue até o dia 26 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito em Canoas, promovida pela Unidade de Educação para o Trânsito, da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM). A SMTM adotou para a semana o tema: "Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Cidade para as Pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre".

No Calçadão está a primeira ação da semana, através de um carro amassado, que se envolveu em acidente, a proposta é fazer um alerta às pessoas sobre os perigos do trânsito. Entre outros destaques da Semana Nacional do Trânsito serão o teatro educativo da Fundação Thiago Gonzaga, o Dia Mundial Sem Carro e as blitz educativas. 

Prevista no Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito, é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade para assumir o compromisso com a valorização da vida, focando no desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. A Semana tem uma abrangência nacional e serve para incentivar a mudança de postura de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes.

Dia Mundial Sem Carro

A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade vai promover, no dia 22 de setembro, o  Dia Mundial Sem Carro. A ação é realizada em cidades do mundo todo, a Europa, por exemplo, a semana toda é recheada de atividades na chamada Semana Europeia da Mobilidade, de 16 a 22 de setembro.

O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor aos motoristas que revejam a dependência em relação ao carro ou a moto. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel.

Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis - entre os quais, destaca-se a bicicleta.

Programação da Semana do Trânsito em Canoas

18/9 (quinta-feira)
16h - Abertura solene, com o teatro "Exército dos Sonhos", da Fundação Thiago Gonzaga, no auditório do Colégio Cristo Redentor

19/09 (sexta-feira)
Manhã e tarde - Blitz educativa em algum ponto da cidade - Local provável: em frente ao Colégio La Salle (se chover, a blitz não será realizada)

21/09 (domingo)Manhã e tarde - Exposição dos banners sobre o trabalho da Unidade de Educação para o Trânsito junto às escolas, no Galpão nº 2 (em frente ao galpão do Gabinete do Prefeito), na 22ª Semana Farroupilha, no Parque Esportivo Eduardo Gomes

22/09 (segunda-feira)
8h30 - Palestra da Unidade de Educação para o Trânsito para funcionários da Refap/Petrobras, na Usina Termelétrica Sepé Tiaraju
O dia todo - Dia Mundial Sem Carro

23/09 (terça-feira)
Manhã - Teatro "Os Contadores de histórias", da Fundação Thiago Gonzaga, no Auditório do Colégio Cristo Redentor (duas apresentações)
Tarde - Banca do Trânsito, no Calçadão, com material educativo e sobre a Semana do Trânsito

24/09 (quarta-feira)
Manhã e tarde - Banca do Trânsito, no Calçadão, com exposição das maquetes das 20 escolas atendidas pela Unidade de Educação para o Trânsito em 2014

25/09 (sexta-feira)
Tarde - Distribuição de material educativo junto a uma faixa de pedestres, no Centro, juntamente com jovens da Casa das Juventudes do Guajuviras, que encenarão vítimas de trânsito

Com informações da Prefeitura de Canoas

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog