sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Edital contempla obra do túnel da Domingos Martins

Foi lançado em Brasília, nesta quinta-feira, 11, o edital de licitação para melhorias na BR-116, no trecho entre Porto Alegre e Novo Hamburgo. Canoas foi contemplada com três obras: o túnel da Domingos Martins e os alargamentos do Viaduto da Metrovel e do Viaduto da Boqueirão.

Para Canoas, a obra de maior impacto será o túnel que ligará a Rua Domingos Martins à Doutor Sezefredo Azambuja Vieira e resgatará a ligação entre os dois lados da cidade.  A prefeitura, inclusive, doou o projeto executivo da obra ao Ministério dos Transportes. 

Sobre o edital, o prefeito Jairo Jorge destacou: "O momento é de comemoração, em especial pelo túnel da Domingos Martins. São cinco anos de luta. Começou em 2009, a Prefeitura trabalhou intensamente, inclusive doando o projeto executivo ao Governo Federal. Há dois anos, no dia 5 de julho, estive com o Ministro dos Transportes, Paulo Passos, quando foi consolidado o investimento. A saída dele retardou um pouco o anúncio. Felizmente, agora foi relançado. É uma obra de pequeno valor, R$ 30 milhões, mas com grande impacto para a cidade de Canoas. Tem relação direta com o desenvolvimento e a expansão", comentou o prefeito.

Outras obras que vão melhorar o trânsito na cidade e que também estão no edital são os alargamentos do Viaduto da Boqueirão e do Viaduto da Metrovel. O município também deve ser contemplado com alguma das 20 novas passarelas que estão previstas.

A abertura da concorrência das obras da BR-116 será publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira, 12. A licitação é para contratar, via Regime Diferenciado de Contratação (RDC) com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), um consórcio de empresas que possa realizar todos os projetos executivos e as obras necessárias. O consórcio vencedor da licitação terá cerca de R$ 300 milhões para a realização de 21 obras, como túneis, viadutos e passarelas. A expectativa é que as obras comecem em 2015 e melhorem em 30% o fluxo no trânsito na rodovia.

O edital prevê as construções de seis viadutos, túneis e trincheiras, além de quatro obras de melhorias e alargamentos de viadutos. Além da nova ponte sobre o Rio dos Sinos e o alargamento de outras quatro pontes. Serão abertas também duas passagens inferiores e construídas cinco passarelas e passagens de pedestres.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog