sexta-feira, 18 de julho de 2014

Prefeitura lança programa Nascer Canoas

A Prefeitura de Canoas lança nesta sexta-feira, 18, às 14h, o programa Nascer Canoas, que tem o objetivo de promover o acompanhamento a gestantes e crianças até o segundo ano de vida, a redução das mortalidades infantil, fetal e materna e da sífilis congênita, a qualificação do atendimento pré-natal e a identificação precoce das gestantes. A cerimônia será realizada no Ambulatório de Gestantes de Alto Risco, que será inaugurado e já é referência para atendimentos dessa área não só para o Município, mas também para a Região Metropolitana.

O lançamento e a assinatura do decreto que institui o programa, pelo prefeito Jairo Jorge, ocorrem nesta sexta-feira, às 14h, no Hospital Universitário (HU), na Avenida Farroupilha, 8.001, Prédio 21, Bairro São José, em Canoas.

Ações que serão realizadas pelo Nascer Canoas

- Testes rápidos de gravidez, Aids e sífilis (nas UBS e na maternidade do HU)
- Vacina depois do parto (BCG, no HU); teste do pezinho (do 3° ao 5° dia de vida, quando ainda estiver no hospital; até o segundo dia de vida, se der alta, faz o teste na UBS); teste da orelhinha; teste do coraçãozinho; e teste do olhinho
- Pré-natal, com consulta de enfermagem, médica e odontológica, exames diagnósticos (laboratório e ecografias)
- Visita prévia das futuras mamães à maternidade do HU e à UTI Neonatal do HU, para conhecimento da equipe e da área física
- Consulta marcada para o recém-nascido na UBS de referência
- Monitoramento de todo o período de gestação e busca ativa dos faltosos às consultas
- Confecção do Cartão Canoas Saúde para o bebê no HU, já com a primeira consulta agendada
- Garantia de que o recém-nascido seja avaliado na UBS antes dos cinco dias de vida
- Entrega da certidão de nascimento no próprio HU
- Ambulatório de Gestantes de Alto Risco no HU

Teleagendamento

O Nascer Canoas prevê ainda o aperfeiçoamento do sistema de Teleagendamento de consultas, que permitirá a qualificação do atendimento pré-natal no Município. Além disso, o programa atuará em conjunto com a Rede Cegonha do Ministério da Saúde.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog